sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

História: O vaqueiro, a figura chave desse esporte, nasce no trabalho duro do campo, seu trabalho essencialmente era o de reunir o gado, ferrá-lo, castrá-lo e depois conduzi-lo para a "invernada" em possíveis pastos verdes. Período entorno dos anos de 1880 até 1910.
Vaqueiros das fazendas do sul da Bahia ao norte do Ceará, detinham extrema habilidade em seus cavalos na lida com o gado. Sendo o rebanho, criado solto na caatinga e no cerrado, o sertanejo o manejava com muita dificuldade, pois os arbustos, com grande quantidade de espinhos e pontas de galhos secos entrelaçavam seu caminho. Eles faziam verdadeiros malabarismos em movimento no cavalo, para escapar dos arranhões dos espinhos e derrubar o gado pelo rabo. Ao começar a tornar público essa habilidade, em meados da década de 40, nasce a idéia primordial, porêm ainda não estruturada, da vaquejada.
Existe polêmica onde aconteceu a primeira vaquejada, Itapebussu (no Ceará) e Surubim (em Pernambuco) disputam o título. Oficialmente, de acordo com a organização das duas vaquejadas, a mais antiga seria a de Itapebussu, que em 2007 realiza a Vaquejada de número 62, e Surubim, 61. Porém, extra-oficialmente, sabe-se que a contagem da Vaquejada de Surubim só começou a partir da 3ª competição, pois até a 2ª ninguém havia pensado em abrir a contagem. Então um fazendeiro da região resolveu fazer um forró para todos se divertirem após a competição, abrindo assim a contagem de 1 (um). Surubim-PE é considerado a "Capital da Vaquejada", onde a principal vaquejada, do Parque J. Galdino, acontece no mês de Setembro, época que a cidade recebe milhares de turistas.
Regras
As disputas são entre várias duplas, que montados em seus cavalos perseguem pela pista e tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhada na areia da pista com cal. Cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador.
O Batedor de Esteira: É o encarregado de "tanger" o boi para perto do derrubador no momento da disparada dos animais e pegar o rabo do boi e imediatamente passar para o colega.
O Puxador : É o encarregado de puxar o rabo do boi e de derrubá-lo dentro da faixa apropriada.
O Juiz: Serve como árbitro na disputa entre as duplas e deve ficar ao alto da faixa onde o boi será derrubado. Ao cair na pista, dependendo do local, pontos são somados ou não a dupla. Se o boi for derrubao dentro da faixa apropriada para esse fim, com as quatro patas para o ar, ele grita para o público: "Valeu Boi", então, soma-se pontos a dupla, se isso não acontecer, ele fala: "Zero Boi", a dupla não consegue somar pontos.
Campeonatos
Mundial de Vaquejada em Itapebussu, Ceará
Circuito Mastruz com Leite de Vaquejada.
Circuito Pernambucano de Vaquejada
Circuito Maranhense de Vaquejada
Parques de Vaquejada do Nordeste
Pernambuco: Parque Acaua,Garanhuns, Parque J. Galdino, Surubim, Parque 3 Vaqueiros, Caruaru, Parque Milanny, Caruaru, Parque Sovaca, Caruaru,
Rio Grande do Norte: Parque Otaviano Pessoa, Macaíba, Parque Porcino Park Center, Mossoró, Mossoró Park Show, Mossoró, Parque Dr. Sílvio Bezerra de Melo,Currais Novos, Parque Flávio Sá, Macau,
Ceará: Parque Novilha de Prata, Itapebussu, Parque Antônio Siebra, Várzea Alegre, Parque Silva Antero, Farias Brito, Parque de Vaquejada, Exposição e Eventos Joaquim Vieira Lima, Boa Viagem, Parque Padre Cícero, Juazeiro do Norte
Paraiba: Parque Ivandro Cunha Lima, Campina Grande, Parque Maria da Luz, Campina Grande, Parque Cowboy, João Pessoa, Parque Maria das Neves, Cajazeiras.
Bahia: Parque Maria do Carmo, Serrinha.
Maranhão: Parque Luanna, Vitorino Freire.
Alagoas: Parque Padre Cícero, Delmiro Gouveia, Parque Antônio Rouco, Viçosa.